Como resolver problemas na inicialização do Windows 8 - Prompt de comando

Ademir | 00:04 | 3 comentários

Problemas na inicialização do Windows 8 podem surgir a qualquer momento, impedimento o carregando do sistema e o acesso aos dados. Estes problemas podem ser causados por falhas de hardware, arquivos corrompidos, queda de energia e por ataques de vírus. 
Caso os métodos de recuperação do Windows 8 como restauração do sistema, recuperação de imagem e reparação automática não tenha dado certo, antes de partir para uma formatação, devemos utilizar o Prompt de comandos

Configure o computador para iniciar a partir do drive de DVD ou pendrive uma instalação do Windows 8. Isto pode ser feito através da configuração da BIOS, acessando o Setup e configurando o primeiro dispositivo de boot.
Quando o instalador iniciar configure o idioma e o layout do teclado e clique em “Avançar”.
Configuração de idioma, data, hora e layout de teclado.

Em seguida escolha a opção “Reparar o seu Computador”.
Opção Reparar o seu computador

No menu seguinte escolha a opção “Resolução de Problemas”.
Resolução de problemas no Windows 8
Resolução de Problemas do Windows 8

No menu seguinte escolha a opção “Opções avançadas”.
Opções avançadas

Por fim escolha a opção “Prompt de comandos”, que nos abre o console do sistema.
Opção Prompt de comando

A partir do Prompt de comandos do Windows 8 é possível usar a ferramenta Bootrec.exe no Windows Recovery Environment (Windows RE) para solucionar problemas e reparar os seguintes itens:

  • Registro mestre de inicialização (MBR);
  • Setor de inicialização;
  • Arquivo de armazenamento de Dados de Configuração da Inicialização (BCD).

Observação: Ao solucionar problemas de inicialização usando o Windows RE, primeiro deverá tentar a opção Reparar Inicialização na caixa de diálogo Opções de Recuperação do Sistema. Se a opção Reparar Inicialização não resolver o problema, ou se você tiver que executar mais etapas manualmente, use a ferramenta Bootrec.exe.


Opções Bootrec.exe

A ferramenta Bootrec.exe oferece suporte para as opções a seguir. Use a opção adequada para o seu caso:


/FixMbr - grava um MBR (Master Boot Record) compatível com o Windows 8 na partição do sistema. Essa opção não substitui a tabela de partição existente. Use essa opção quando tiver que resolver problemas de corrupção de MBR ou quando tiver que remover um código que não seja padrão do MBR.

/FixBoot - grava um novo setor de inicialização (Boot) na partição do sistema por meio de um setor de inicialização compatível com o Windows 8. Use essa opção se uma das seguintes condições for verdadeira:
  • O setor de inicialização foi substituído por um setor de inicialização do Windows 8 que não é padrão.
  • O setor de inicialização está danificado.
  • Um sistema operacional anterior ao Windows foi instalado após o Windows 8 ter sido instalado. Nessa situação, o computador é iniciado por meio do Carregador do Windows NT (NTLDR) em vez do Gerenciador de Inicialização do Windows (Bootmgr.exe).
/ScanOsexamina todos os discos das instalações compatíveis com o Windows 8. Além disso, essa opção exibe as entradas que não estão no armazenamento BCD atual. Use essa opção quando houver instalações do Windows 8 que não são listadas pelo menu do Gerenciador de Inicialização.

/RebuildBcd - examina todos os discos das instalações compatíveis com o Windows 8. Além disso, essa opção permite que você selecione as instalações que deseja adicionar ao armazenamento BCD. Use essa opção quando você tiver que reconstruir o BCD completamente.
Prompt de comandos do Windows 8
Observação: Se a reconstrução do BCD não resolver o problema de inicialização, é possível exportar e excluir o BCD e executar essa opção novamente. Ao fazer isso, é possível se certificar de que ele está completamente reconstruído. Para fazer isto, digite os seguintes comandos no prompt de comando do Windows RE:
  • bcdedit /export C:\BCD_Backup
  • c:
  • cd boot
  • attrib bcd -s -h -r
  • ren c:\boot\bcd bcd.old
  • bootrec /RebuildBcd
Finalizado o processo, o  Boot do Windows 8 foi recuperado para o estado original sem necessidade de uma formatação. 

Categoria: Windows 8

Compartilhe este artigo :

3 comentários:

^ Ir para o topo