Como remover malwares com o Combofix

Ademir | 18:21 | 0 comentários

Removendo malwares com o programa Combofix

ComboFix é um programa que efetua varreduras por malwares conhecidos e quando os encontra tenta efetuar a respectiva limpeza automática dessas infecções. Apesar da interface simples, o programa é poderoso e promete remover todos os malwares.
Como complemento e para que seja possível remover a grande maioria dos malwares, o ComboFix gera um log (relatório) quando o scan é terminado. Esse log contém informações essenciais para que um assistente possa diagnosticar, coletar novos malwares e remover as infecções que não forem removidas automaticamente.
Antes de executar o Combofix é recomendável fazer backups e pontos de restauração do Windows. 
O ComboFix é compatível com os sistemas:

  • Windows XP (32 bits)
  • Windows Vista (32 bits/64 bits)
  • Windows 7 (32 bits/64 bits)

    Como usar o Combofix

      Quando executar o ComboFix os arquivos nas seguintes localizações serão excluídos automaticamente:

      • Lixeira
      • Arquivos Temporários da Internet
      • Pasta temp
      Faça o download do Combofix e salve-o no desktop.
      Antes de executar o combofix é recomendável algumas medidas preventivas para que não haja interferência e conflitos com outros softwares:

      • Feche todas as janelas. 
      • Feche ou desative todos os programas antivírus, antispyware e firewalls porque eles podem interferir na execução do ComboFix.
      Atente que quando iniciar o ComboFix você não deve clicar fora de sua janela porque isto pode fazer a ferramenta travar. 

      Removendo malwares com o programa Combofix
      Aviso de segurança para abertura de arquivo do Windows
      O Windows faz surgir esta janela, uma vez que o ComboFix não tem assinatura digital. Isto é normal e seguro e você pode tranquilamente permitir que a ferramenta seja executada. Se está usando o Windows Vista, e receber o aviso do "UAC" perguntando se quer continuar com a ação, permita.
      Caso tenha apareça um aviso do sistema de erro de memória, não se preocupe, pode ser um vírus bloqueando a execução do Combofix. Neste caso reinicie o computador em modo seguro ("modo de Segurança").


      combofix antivirus - remoção de malwares
      Menu de opções avançadas do Windows - Modo seguro
      Ao abrir o Windows ele avisara que está sendo iniciado em modo seguro clique em sim, e reinicie o Combofix caso não tenha recebido qualquer aviso o programa deve continuar conforme a imagem logo abaixo.
      Deverá agora surgir a primeira janela do ComboFix:


      combofix antivirus - remoção de malwares
      ComboFix está se preparando para rodar

      ComboFix está agora se preparando para executar e quando acabar você verá uma janela mostrando o local autorizado para se fazer download do ComboFix. Nesta janela pressione o botão OK e você verá a janela do Contrato mostrado abaixo.


      combofix antivirus - remoção de malwares
      Contrato do ComboFix

      Caso não concorde com o Contrato pressione a tecla 2 e pressione Enter para sair do programa. Caso contrário, para continuar pressione a tecla 1 e pressione Enterpara continuar o programa. O ComboFix irá criar um novo Ponto de Restauração do Sistema para caso haja algum problema, o mesmo possa ser revertido. Quando terminar de criar o novo ponto de restauração, iniciará o backup do registro do windows, tal como a imagem abaixo mostra:

      combofix antivirus - remoção de malwares
      ComboFix está fazendo backup do Registro do Windows

      Quando terminar de fazer backup do registro, o ComboFix tentará detectar se você possui o Console de Recuperação instalado. Caso já o tenha instalado, você podeignorar e pular para esta parte e continuar lendo. Caso contrário verá a seguinte imagem abaixo:

      combofix antivirus - remoção de malwares
      ComboFix - Console de Recuperação

      Na caixa de mensagem acima clique em Sim para que o ComboFix de continuidade. Siga os passos e instruções dadas para que o ComboFix finalize a instação do Console de Recuperação. Quando acabar, aparecerá a seguinte imagem abaixo.


      combofix antivirus - remoção de malwares
      ComboFix Finalizado Console de Recuperação

      Agora você deve clicar no botão Sim para continuar. Se em algum momento durante a instação do Console de Recuperação você receber uma mensagem de falha, por gentileza, permita que o ComboFix continue o scan em seu computador. Quando acabar e um log for criado você poderá instalar manualmente o Console de Recuperação.

      O ComboFix irá desconectar o seu computador da Internet. Assim sendo, não se surpreenda nem se preocupe se surgirem avisos alertando disso, pois a sua conexão será automaticamente restaurada mais tarde.
      O ComboFix irá agora começar a varredura no seu computador, procurando por infecções conhecidas. Este procedimento poderá ser demorado.


      combofix antivirus - remoção de malwares
      ComboFix está varrendo seu computador por infecções

      Enquanto a varredura é efetuada no seu pc, o formato do relógio será alterado, pois quando o ComboFix terminar serão restauradas as definições do relógio. Você também verá na janela do ComboFix informação das diferentes etapas que a ferramenta vai efetuando. Tal como exemplificado na imagem abaixo.

      combofix antivirus - remoção de malwares
      Estágios do AutoScan do ComboFix
      Quando o ComboFix terminar de rodar, você verá uma tela avisando que está preparando o log. 

      combofix antivirus - remoção de malwares
      ComboFix está preparando o relatório

      Caso veja desaparecer o seu desktop do Windows, é normal e o ComboFix fará a restauração do desktop antes de terminar. Eventualmente verá uma nova janela que indicará que o programa está praticamente finalizado e lhe indicando que o resultado será salvo e poderá ver mais tarde, encontrado em C:\ComboFix.txt.

      combofix antivirus - remoção de malwares
      ComboFix está quase pronto!

      Quando o ComboFix tiver terminado, a ferramenta automaticamente será fechada e restaurará o relógio para o formato original. Automaticamente o log também será mostrado.
       Agora você deve postar este log no tópico em que lhe foi pedido para executar o ComboFix. Quem estiver lhe ajudando analisará este log e passará os próximos procedimentos a serem seguidos.


      Restaurando manualmente a conexão com a internet


      Se, por algum motivo você não conseguir acessar a Internet depois de rodar o ComboFix a primeira coisa a fazer é reiniciar o computador, este procedimento resolve na maioria das vezes. Caso continue sem acesso à Internet após ter reiniciado o computador, siga os passos abaixo descritos:

      1. Clique no botão Iniciar.
      2. Clique em Configurações.
      3. Clique em Painel de Controle.
      4. Quando o Painel de Controle abrir, dê duplo-clique no icone das Conexões de Rede. Caso o seu Painel de Controle estiver configurado para exibir em Vista por categoria, nesse caso dê duplo-clique no icone Conexões de Rede e Internet depois clique em Conexões de Rede.
      5. Verá agora uma lista com todas as conexões disponiveis. Localize a sua conexão de Internet e clique com o botão direito do mouse nela.
      6. Verá agora um menu semelhante ao da imagem abaixo. Clique em Reparar.

      combofix antivirus - remoção de malwares
      Reparar Conexão com a Internet
      7.  Deixe que o processo da reparação seja concluído para que a sua conexão seja restabelecida.


      Em alternativa e caso o icone da sua conexão esteja visiviel você pode tentar a reparação dando o clique direito do mouse sobre o icone e depois selecionando Reparar, tal como mostrado na imagem abaixo.

      combofix antivirus - remoção de malwares
      Reparar conexão com a Internet pelo Tray

      Categoria: Programas

      Compartilhe este artigo :

      0 comentários

      ^ Ir para o topo