Como identificar componentes do computador com o CPU-Z

Ademir | 16:15 | 0 comentários


Identificando componentes de hardware com o programa CPU-Z

CPU-Z é um pequeno programa utilizado para identificar componentes de hardware instalados no computador. Permite identificar a marca e o modelo da CPU, placa mãe, memória e placa de vídeo.

CPU-Z possui diversas abas, onde cada uma possui uma função específica a respeito de diversos detalhes internos dos componentes, e o melhor é que tudo é medido em tempo real.

CPU

A primeira aba informa valores a respeito do processador, o primeiro bloco Processor mostra os itens gerais do processador, como nome, tecnologia de fabricação, a voltagem do núcleo, e as instruções que ele é capaz de executar.

O segundo bloco Clocks exibe os valores das memórias internas e as velocidades principais do processador. Algumas das velocidades que ele apresenta são: a velocidade total, velocidade parcial e o valor do multiplicador.

Informações sobre o processador - CPU-Z
Informações sobre o processador - CPU

Quanto à memória cache, o CPU-Z relata os valores dos níveis L1, L2 e L3 — sendo que o nível L3 só é exibido para os processadores que possuem tal nível.

Cache

Esta aba é um tanto irrelevante, visto que o CPU-Z já apresenta na aba CPU tais valores. Entretanto, ela informa o modo como a memória cache está operando.

Informações sobre a memória cache - CPU-Z
Informações sobre a memória cache - Caches

Mainboard

O CPU-Z também informa vários detalhes da placa mãe (do inglês Mainboard). Tais detalhes são úteis em casos de perda do CD de instalação da placa, pois ao conhecer o chipset é possível realizar o download dos drivers que a placa utiliza. As informações que o software apresenta são: modelo do chipset, modelo da southbridge, slot disponível para placa de vídeo e o modelo da BIOS.


Informações sobre a placa mãe - CPU-Z
Informações sobre a placa mãe - Mainboard

Memory

A aba Memory se refere aos dados dos módulos de memória presentes no computador. O CPU-Z exibe informações como: tipo da memória, velocidade da memória e tempos de atraso e latências.


Informações sobre a memória RAM - CPU-Z
Informações sobre a memória RAM - Memory

SPD

A última aba do CPU-Z serve para informar em quais slots (encaixes) as memórias estão instaladas e qual a tensão (voltagem – valor informado em Volts) das memórias.


Informações sobre a memória SPD  - CPU-Z
Informações sobre a memória SPD 

Graphics

Nesta aba apresenta informações referentes a placa de vídeo, tais como: Marca, modelo, clock e quantidade de memória de vídeo.

Informações sobre a memória SPD  - CPU-Z
Informações sobre a placa de vídeo

About

O CPU-Z permite gerar dois tipos de relatórios, contendo informações sobre os componentes de hardware. Através da aba About podemos gerar relatórios no formato texto(.txt) ou no formato página da Web (.html).

Geração de relatórios - CPU-Z
Geração de relatórios

Para fazer o download do CPU-Z acesse o site do desenvolvedor.

Categoria: Programas

Compartilhe este artigo :

0 comentários

^ Ir para o topo