Para resolver a maioria dos problemas de inicialização do Windows executamos comandos como o FIXBOOT, FIXMBR e CHKDSK. A maioria desses comandos encontra-se no CD de instalação do Windows XP, onde é necessário inicializar o computador a partir do CD e pressionar a tecla "R" para acessarmos o Console de Recuperação.
Inicializando o Windows XP a partir do CD |
No Windows 7/Server 2008 o Console de Recuperação é parte integrante destes sistemas. Basta pressionar a tecla F8 antes da inicialização do Windows 7/Server 2008 e em seguida selecionar Reparar o Computador.
Instalando o Console de Recuperação
1. Insira o CD de instalação do Windows XP/Server 2003 em seu leitor de DVD/CD
2. Acesse o menu Iniciar – Executar
3. Na janela Executar, digite:
Unidade de disco\I386\winnt32 /cmdcons
Onde: A unidade de disco representa seu drive de DVD/CD. Seja a unidade de disco D:
d:\i386\winnt32 /cmdcons
Se a versão do Windows XP for 64 bits, execute o comando desta forma:
d:\amd64\winnt32 /cmdcons
4. É possível que apareça uma tela pedindo para conectar-se ao Windows Update. Clique em Cancelar.
5. Caso apareça esta mensagem: "A instalação não pode prosseguir porque a versão do Windows do seu computador é mais recente que a versão do CD", ignore esta mensagem clicando em OK.
6. Clique em SIM para instalar o console.
Instalação do Console de Recuperação do Windows XP |
Instalação do Console de Recuperação do Windows XP |
Para os profissionais de Suporte Técnico
Se você é profissional de suporte técnico em uma empresa, é claro que não deseja ir de computador em computador para conectar um Drive de DVD/CD e instalar o console.
Para evitar isto basta inserir o CD de instalação do Windows em um micro que contenha uma unidade de CD e compartilhe esta unidade. Daí em cada estação crie um mapeamento desta unidade. Agora basta executar o comando mencionado anteriormente com a letra que você atribuiu quando fez o mapeamento.
Exemplo:
Z:\i386\winnt32 /cmdcons
Para facilitar o processo, você pode mapear e instalar o console remotamente nas estações através de softwares como UltraVNC, TightVNC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário